Linguistica
DRE: 115044531
3) Quais são as fases de aquisição de linguagem segundo Radford? Caracterize cada uma delas. Por que essa abordagem é inatista?
Segundo Radford, todas as crianças passam por quatro fases de aquisição de linguagem, compreendidas entre 0 e 30 meses:
Pré-Linguística: 0 a 12 meses, utiliza balbucios quando necessita comunicar-se. Exemplo: “buá”, “bubu”, “nhenhe”.
De uma palavra: 12 a 18 meses, são vistas as primeiras palavras da criança, como “papai” (/papá/) ou “mamãe” (/mamã/), assim como sentenças de apenas uma palavra, referentes ao ambiente importante da vida dela, como “água” (/ága/), “mamar” (/mamá/), “cachorro” (/au au/).
Multivocabular Inicial (fase lexical ou temático-lexical): 18 a 24 meses, Nesta fase surgem as flexões nominais, verbais, adjetivais e preposicionais e a fixação dos parâmetros de ordem das palavras, assemelhando a uma estrutura chamada de “sentença curta do adulto”. Exemplo: “Boneco é minha”; “Neném quer papá”.
Multivocabular Tardia (fase funcional): 24 a 30 meses, fase que só é atingida quando a criança domina os sistemas lexicais, sendo um bom interlocutor, e produzindo frases, como por exemplo “Não fechô a póta purque?”; “A panta é de vovó”.
Essa abordagem é inatista, uma vez que coloca a linguagem em um domínio biológico e cognitivo, ou seja, o comportamento e as habilidades das crianças seguem padrões mais ou menos fixos, guiados pelo processo de maturação, e independe de aprendizagem ou experiência. Está relacionando a um módulo específico linguístico, e a relação com outros domínios cognitivos é apenas indireta.
“(...) O mecanismo de aquisição da linguagem é específico dela, não exibindo interface óbvia com outros componentes cognitivos ou comportamentais. A relação entre a língua e outros sistemas cognitivos, como a percepção, a memória e a inteligência é indireta e a aquisição da linguagem (...) não depende, necessariamente, de outros módulos cognitivos, muito menos de interação