Linguistica
Departamento de Letras
Disciplina: Fonética e Fonologia
Professora: Dra. Lírian Daniela Martini
Aluno (a): Thiago Borges
Lista de Exercícios
De Acordo com Saussure qual a diferença entre língua e fala? Por que a língua pode ser representada por esta expressão: 1+1+1+1... = 1; e a fala representada por esta outra: 1+1’+1’’+1’’’...?
R: A linguagem é a faculdade humana que possibilita a expressão, mas devido a sua complexidade e instabilidade, ela não pode ser moldada pela cientificidade de Saussure. A fala ou discurso é o uso individual da língua, que, por isto carrega consigo a ideologia, isto é, o modo como ele entende o mundo, suas crenças, valores e concepções de mundo e o seu estudo, apenas quando vinculado ao sistema da língua, ganha importância para a Linguística.
A língua existe na coletividade sob a forma duma soma de sinais depositados em cada cérebro. Trata-se, de algo que está em cada um deles, embora seja comum a todos e independente da vontade dos depositários. Sendo representado pela fórmula:
(1 + 1 + 1 + 1... = 1)
A falta está presente nessa mesma coletividade, é a soma do que as pessoas dizem e compreende: a) combinações individuais, dependentes da vontade dos que falam; b) atos de fonação igualmente voluntários. Nada existe, de coletivo na fala, suas manifestações são individuais e momentâneas, segundo a formula:
(1 + 1’ + 1’’ + 1’’’ ...)
Por que Saussure afirma que a língua é um objeto de natureza concreta?
R Saussure vê a língua como o real objeto da linguística. A língua distinta da fala é um objeto que se pode estudar separadamente. E por isso, “a língua não menos que a fala, é um objeto de natureza concreta, o que oferece grande vantagem para o seu estudo”
Um som [b] e um som [p] possuem características fonatórias em comum? Se sim, diga qual (quais) é (são) essa (s) particularidade (s) que os aproximam?
R: Sim, possuem características em comum como por exemplo.
Lugar de Articulação: Bilabial.
Modo ou