Linguistica
Primeiramente precisamos saber que a linguagem não reflete o mundo, mas constrói uma realidade. E a referenciação é a relação entre a linguagem e a realidade.
*Referenciação é o processo pelo qual se constrói referentes e que representa uma certa realidade.
*Referência é a propriedade que tem a linguagem de remeter à realidade
*Referente é a realidade que é apontada pela referência
Assim, a função do falante é delimitar o referente e a do ouvinte é identificar o referente em um enunciado. Não podemos esquecer também que os referentes modificam-se durante o texto e que pára mantermos o controle sobre eles, usamos termos que retomam outros termos do próprio texto, constituindo desta forma, as cadeias referenciais.
A referência
“Os elementos de referência são itens da língua que, em vez de serem interpretados semanticamente pelo seu sentido próprio, relacionam-se a outros elementos necessários à sua interpretação. A referência pode ser situacional (extra textual) ou textual?
A referenciação através da anáfora e catáfora.
Dentre os processos de referenciação destacaremos, nesta aula, o anafórico, que se dá pelo uso das anáforas. Contudo, para sua compreensão é necessário conhecer também o conceito de catáfora.
Podemos dizer, resumidamente, que a referenciação por anáfora ocorre quando o nome reporta-se ao que já foi explicitado e ocorre por catáfora quando a referência é feita ao que vai ser ainda exposto.
Catáfora
Um elemento de referência é catafórico, quando a sua interpretação depende de algo que se segue no texto.
Anáfora
“Por meio da Anáfora estabelece-se uma relação coesiva de referência que permite a interpretação de um item pela relação em que se encontra com algo que o precede no