linguistica
Relatório de leitura sobre a pragmática linguística
A linguagem em uso
Autor: José Luiz Fiorin
O texto vem abordando o sistema linguístico e o uso da linguagem, estudos feitos por filósofos de Oxford que se tornou ponto de partida dos estudos pragmáticos.
Esse sistema tem posições fônicas e semânticas, que são regras combinatórias dos elementos linguísticos.
A pragmática, estuda as condições de uso da língua, em diferentes contextos, em seus usuários para a comunicação. Divide se em três domínios dos estudos linguísticos que justificam o estudo da pragmática.
São eles: enunciação que é o ato de produzir o enunciado.
Dêitico: é um elemento linguístico que indica o lugar ou tempo em que um enunciado é produzido.
Enunciados performativos: São os que realizam a ação que eles nomeiam, como por exemplo: promessas, juramentos, desejo desculpa etc.
Uso de conectores é a conexão que se faz com a informação dada, e a compreensão depende do conhecimento da situação de comunicação.
A inferência, são informações retiradas do texto da situação de comunicação.
Na teoria dos atos da fala Austin apresenta que é possível existir uma estrutura dentro da linguagem, para ele as palavras são muito mais do que apenas sentenças que poderiam ser consideradas verdadeiras ou falsas.
E se correspondem quando são realizadas a execução de uma ação. Essa afirmação chama se de performativa “enunciação adequadas”
Portanto, os enunciados performativos são relações que expressam a intenção de ação para o ouvinte.
Concluo que através dos estudos realizado Austin tentava intender os atos da fala como um todo, unidade básica de significação.
A linguagem não é somente um instrumento de descrição de estados e de coisa, mas sim uma linguagem ativa.
Fonte: Apostila Linguagem em uso- Jose Luiz Fiorin