Linguistica
Concepção dialógica da linguagem
Professora: Ariadne Jacques
Aluno: Luis Felipe Ferreira de Aragão
Curso: Comunicação social - Noite
Habilitação: jornalismo
No início havia pensadores que defendiam que a linguagem era criada na mente individual do sujeito. Outros pensadores acreditavam que a linguagem era criada independente do individuo e sim por um sistema de normas. Os pensadores Bakhtiniano e acreditavam que a linguagem estaria no encontro na fala de um individuo com outro e essa linguagem poderia variar de acordo com as relações sociais estabelecidas.
Bakhtin discute que o que a linguagem é construída socialmente,podendo uma palavra ter vários significados dependo da pessoa que você estabelece sua comunicação. Assim uma palavra não terá um significado isolado, pois ela depende do outro para ganhar o significa ideal para estabelecer uma comunicação e é somente desse outro que obter o meu significado.
Ferdinand Saussure acreditava que a língua é objeto da linguagem e é através dela que o individuo estabelece uma comunicação. Esse pensamento reforça a divisão da linguagem em lingüística e semiologia. A lingüística estuda a linguagem verbal humana, oral e escrita e a semiologia estuda os signos da linguagem não verbal. Esse pensador acreditava que não haveria a possibilidade de estudar o discurso estabelecido no falar de um individuo e deveriam estudar a língua que estabelece a esse discurso. Bakhtin pensava exatamente ao contrario que o discurso é a parte mais importante da linguagem, pois é através dele que o ser humano pode estabelecer um dialogo de acordo com os seus interesses. Ao falar o individuo estabelece um diálogo com o mundo, esse dialogo depende capacidade de entendimento do outro, pois é através do outro que eu posso entender o meu “eu”.
O filosofo Russo chega