Linguistica
Exemplifique.
Sincronia e Diacronia.
Língua e fala.
Significante e significado.
Sintagma e paradigma.
SINCRONIA – É o estudo da língua sem caráter imperativo, ou, a evolução da língua em determinado tempo.
Diacronia – É o estudo da língua, em caráter comparativo através do tempo.
Saussure, tem como exemplo, uma metáfora, de que a língua é como um tronco de uma arvore em crescimento, de modo que um corte transversal em seu lenho seria a relação sincrônica entre os elementos que o compõem, e um corte longitudinal revela um desenvolvimento diacrônico desses estados sincrônicos.
Língua – Um dado social, sistemática, também definida como um sistema de elementos, que por sua vez pode se definir como um conjunto organizado, em que um elemento se define pelos outros.
Fala – Um dado individual, assistemática, mas que domina o mesmo sistema de elementos lingüísticos.
Dicotomias interligadas, pois é através da fala que a língua se atualiza. Porém, para Saussure, a língua se estabelece como objeto de estudo, pois com conceito de sistema organizado, não pode ser modificado, diferente de língua que aceita variação.
Por exemplo, a fala pode variar em determinadas regiões, levando em consideração, sotaque, cultura, mas obedece a norma da língua.
Significado – É uma imagem acústica que se tem após o pronunciamento de um signo.
Significante – E o conceito que se tem de um signo, é uma idéia que molda um determinado modo de compreender as coisas.
Esta maneira de ver o mundo varia de língua, para língua, já que cada uma delas é determinada por um sistema de signos. O signo lingüístico é a união do significante e o significado.
A palavra baleia, por exemplo, é o significante do conceito de “ grande mamífero”.
Sintagma – Relações de combinações entre, no mínimo, dois elementos, ou seja, relação de combinação entre dois síginos ou eixo de combinação.
Paradigma – Eixo de seleção.
Na frase