contabilidade
ANÁLISE DE ARTIGO
Artigo: Mudanças Estruturais do Balanço Patrimonial trazidas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09.
1) Qual o objetivo?
Tem como objetivo analisar o balanço Patrimonial. “Com ele é possível visualizar não apenas a situação presente da empresa, mas principalmente, observar o resultado das decisões econômico-financeiras adotadas. No balanço patrimonial (BP) se evidenciam as concretizações dos investimentos e das fontes deles. De forma pragmática, torna conhecido o grau de endividamento, de liquidez da empresa, além de indicar o cenário que se apresenta para essa empresa, ao permitir comparação em série temporal, entre outras análises.”
2) Qual a metodologia?
O método utilizado é descritivo.
Os dados foram coletados em livro de autores de grandes nomes, sendo uma forma de coleta bibliográfica.
Os dados foram tratados de forma explicativa, onde foi dito a importância do balanço patrimonial, as principais informações que ele traz e qual as principais mudanças apresentadas.
3) Quais os principais autores?
Os principais autores citados foram ÍUDICIBOS, MARION, ASSAF NETO.
4) Quais as principais constatações?
As principais constatações aparentadas pelos autores do artigo foram: Além da mudança estrutural do Balanço Patrimonial, ressalta-se que a partir de 2007, houveram alterações nos critérios de reconhecimento dos ativos e passivos, tal como a extinção da conta Reservas de Reavaliação que exclui a possibilidade de reavaliação dos bens do Ativo Imobilizado. Porém, a mesma lei traz a conta Ajustes de Avaliação Patrimonial, onde serão registradas as diferenças nos saldos de Ativos ou Passivos, devido aos ajustes a valor presente, destaca-se que sempre serão registrados os elementos de longo prazo e, somente se tiverem relevância para a demonstração contábil, os de curto prazo. Estes outros tópicos merecem um maior aprofundamento, não comportando no escopo do presente estudo.
5) Qual a