Linguistica
1. A Origem da Pragmática
- Raiz grega pragmaque significa ação.
- O estudo da pragmática se desenvolve no século XX, primeiramente por Morris (1938) com o estudo da semiótica; logo em seguida temos com o estudo da lógica o filósofo Carnap (1956, 1959) e na semântica formal temos Montague (1968). A pragmática se estabelece nos estudos linguísticos com Grice (1978, 1979) e Searle (1979).
2. A Definição de Pragmática
2.1 Aspectos da pragmática
- A pragmática lingüística tem como objeto a ação verbalizada por meio da linguagem; o que fazemos quando falamos ou escutamos?
- A pragmática é o estudo da língua em uso, a interação entre o código lingüístico, a língua e o mundo.
- Distinção entre competência e desempenho (Chomsky): a competência estuda a habilidade inata do homem para a linguagem e o desempenho estuda o uso situado dessa linguagem. Vamos estabelecer que o estudo da língua está situado no âmbito da competência e o estudo da linguagem está situado no âmbito do desempenho. Consequentemente, temos que a pragmática estuda o desempenho e a linguagem.
- Distinção entre pragmática e semântica: (ver capítulo 1 – Cançado, 2008. Manual de Semântica). A semântica é o estudo do significado da língua e seus códigos, extraídos do contexto; a semântica está associada ao estudo o valor de verdade das sentenças. A pragmática está associada ao estudo do significado da linguagem, inserida em contextos específicos. 2 - O exemplo A porta está aberta semanticamente quer dizer algo sobre o estado de um determinado objeto chamado porta. Entretanto, se usamos a sentença em diferentes contextos, ela pode adquirir diferentes significados. Vejamos os conceitos e seus significados:
a) Primeiramente, não podemos descartar o próprio significado semântico sendo usado. Alguém tenta abrir a porta e ela se abre. A pessoa diz: “A porta está aberta!”
b) Professora dando aula e passa ex-aluno pela porta da sala: A professora diz: “A porta está