Linguistica Textual
A alfabetização e o letramento são fenômenos complexos e com algumas características. Ser alfabetizado resumia-se em conhecer o código linguístico, ou seja, identificar as letras do alfabeto. Com o passar dos anos, ocorreram mudanças também nas concepções que dizem respeito ao aprendizado da leitura e da escrita, alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever.
Um indivíduo letrado, não sabe só ler e escrever, ele consegue utilizar a leitura e a escrita socialmente, compreendendo a linguagem como um fenômeno estruturado de forma dinâmica e coletiva modificando as suas condições iniciais, sob os aspectos sociais, culturais e cognitivos. Letrar significa trabalhar com os diferentes usos da escrita na sociedade. Linguisticamente, ler e escrever é aprender a codificar e a decodificar.
Decodificar é transformar os sinais gráficos em sons da fala (ler) e codificar é transformar os sons da fala em sinais gráficos (escrever).
Ler e escrever não proporciona apenas a aprendizagem de conteúdo educativo, e sim contribui para a formação de indivíduos que conseguem usar a linguagem de comunicação entre as pessoas e culturas.
ETAPA 2- “O que o artigo define como método operativo?”; “No que a fala se diferencia da escrita?
O método operativo é um tanto quanto demorado, pois esse método se preocupa com a qualidade do que é produzido e não tanto com a sua quantidade. Esse método se divide em fases, como Preparatória, Desenvolvimento e Revisão. A Fase Preparatória compreende as informações, organiza o material e elabora um roteiro; A Fase do Desenvolvimento é a produção do texto de acordo com a elaboração desse roteiro; A Fase da Revisão é a parte em que o aluno faz a sua própria revisão e depois passa para um