A Interdisciplinaridade No Brasil Organiza Ao E Metodologia Ensino Fund Etapa 2 Passo 2
A interdisciplinaridade passou a ser utilizada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71, além de promover mudanças na estrutura organizacional da educação do país, enfatiza a objetividade e ordenação dos períodos, séries, faixas etárias e etapas a serem superadas pelos estudantes, em todos os anos de escolaridade. O currículo tem como meta oferecer a potencialidade máxima do desenvolvimento do aluno, qualificando-o para o mercado de trabalho e para a cidadania. Além de, proporcionar a execução de um trabalho de integração de uma disciplina com outras áreas de conhecimento.
É disponível a socialização entre as disciplinas, possibilitando a valorização e aquisição de um saber crítico-reflexivo. Associando-as a realidade no momento de superar temas de estudo.
Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.
Para que ocorra a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, trata-se de torná-las comunicativas entre si, concebê-las como processos históricos e culturais, e sim torná-la necessária a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino-aprendizagem.
A interdisciplinaridade é uma temática que é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber. No mundo