valdir
memorial do processo de institucionalizaçao do serviço social
Rolim de Moura
2014
memorial do processo de institucionalizaçao do serviço social
Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestao social; Serviço social, Terceiro Setor e Oficina de Formaçao; Pesquisa Social; TCC.
Prof.
Rolim de Moura
2014
1 INTRODUÇÃO O Presente texto tem, no seu contexto geral, o surgimento da profissão do serviço social no mundo e no Brasil. Mostrando como o Serviço Social se faz necessário, devido ao agravamento da questão social; está diretamente ligada ao acumulo do capital, aparte da exploração da força de trabalho tratar-se-á das reivindicações dos trabalhadores, e a necessidade da intervenção do Estado para manter a paz social, necessária ao desenvolvimento do capital. Serão abordadas Instituições que servirão de base para as primeiras Escolas de Serviço Social. Os avanços do serviço social, e sua contribuiçao para o desenvolvimento de uma sociedade mais solidaria e compromissada com o futuro da sociedade, sera esposto todos esses temas e os problemas que giram em torno do serviço social.
2 DESENVOLVIMENTO O Serviço Social em sua origem americana, denominado social work (trabalho social) foi estruturado por organizações religiosas, especialmente da Igreja Católica Romana. Nesse momento, tinha sua prática fundamentada e inspirada na providência divina, uma vez que “o trabalho social consistia no reforço da moralidade e da submissão das classes dominadas. Era, portanto, o controle social da família operária para adequar e ajustar seu comportamento às exigências da ordem social estabelecida” (FALEIROS, 2001, p. 88). Nesse percurso, no século XIX, com a introdução das indústrias nas cidades, surge uma nova forma de