Linguistica hiponímia
Dizemos que há uma relação de hiponímia se o sentido de P estiver incluído no sentido de Q, sendo que Q deve possuir uma propriedade mais genérica e que inclua ao mesmo tempo o sentido de P e dos seus co-hipónimos. Por exemplo, peixe é hiperónimo em relação a sardinha, salmão, carapau, pescada, bacalhau, etc, que por sua vez são hipónimos de peixe e co-hipónimos entre si. Os verbos afirmar, exclamar, sussurrar, murmurar, ripostar, entre ouros, são hipónimos do verbo dizer. Os nomes amarelo, branco, laranja, castanho, verde, azul, cinzento, vermelho, são hipónimos do hiperónimo cor. No mesmo nível hierárquico, os hipónimos de um mesmo hiperónimo, por possuirem semas semelhantes, podem estabelecer entre si outras relações semânticas, como a sinonímia, a antonímia ou a heteronímia. http://www.infopedia.pt/$hiponimia É A PALAVRA QUE INDICA CADA PARTE OU CADA ITEM DE UM
TODO.
Assim, as palavras bem-te-vi, curió, patativa, etc., constituem um caso de HIPONÍMIA, visto que CADA UMA DESTAS PALAVRAS É PARTE DE UM TODO. (e, neste caso, o todo a elas correspondente será a palavra "AVES")
88888888
hiperonímia=é uma PALAVRA QUE DÁ IDÉIA DE UM TODO, do qual se originam várias partes ou ramificações.
Exemplo : A palavra "RELIGIÃO" é um todo, ao qual estão ligados todos os tipos de religião : católica, batista, protestante, etc.
O mesmo ocorre com a