resumo linguistica
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – DMTE
DISCIPLINA: Introdução aos Estudos Linguísticos II
PROFESSORA: Priscila Brasil
ASSUNTO: Resumo em tópicos
Aluno: Eduardo Monteiro de Souza
Resumo em tópicos do livro "Semântica"
GERALDI, JOÃO WANDERLEY E ILARI, RODOLFO. Semântica. Editora ática, série princípios.
capitulo 1
Alguns pressupostos
Nos pressupostos os autores do livro apresentam conceitos sobre semântica e indicam três limites para o entendimento de sua leitura. estaremos falando, sempre, sobre fatos de língua, ou seja, utilizaremos a língua para falar dela própria. Chamado de metalinguagem. analizaremos frases e expressões do ponto de vista de da sua significação, mas para isso teremos que nos referir inúmeras vezes à sua forma. trataremos a análise dos fatos de língua, sob a perspectiva da teoria que os apontou.
Capitulo 2
A relação sujeito- predicado
Um exemplo de construção complexa
Como acontece inúmeras vezes no domínio da descrição linguística (e na verdade em todos os domínios da descrição científica ), "união de sujeito e predicado" não é uma definição perfeita de "oração"; muitos exemplos poderiam ser lembrados de orações em que a oposição sujeito-predicado não se aplica, como no caso das orações construídas com verbos impessoais.
Por tudo isso, ao invés de pensar a oposição sujeito-predicado como uma definição de oração, convém que a pensemos como estereótipo, um molde: esse molde corresponde de maneira satisfatória ao modo como a maioria das orações são construídas, e os casos em que sua aplicação é problemática não chegam a inutilizá-lo enquanto recurso para visualizar um dos principais processos de montagens de orações.
A ligação sujeito-predicado na gramática e na lógica clássica
O mesmo grupo de pesquisa que produziu a Logique ou art de penser produziu também uma gramática escolar conhecida como Grammaire de Port-Royal, e o contato entre os dois textos é enorme: na realidade, a