Resumo introdução à linguística
RESUMO DE ALGUNS CAPÍTULOS DO LIVRO
“INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA”
TOLEDO, Pr.
2015
EDGAR DA SILVA JUNIOR
RESUMO DE ALGUNS CAPÍTULOS DO LIVRO
“INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA”
Trabalho da disciplina Estudos Linguísticos III, do
Curso de Letras com Habilitação em Libras, da
Faculdade Sul Brasil.
Professora: Janice Salvador
TOLEDO, Pr.
2015
Capítulo: A variação linguística
Fiorin no livro Introdução à linguística no capítulo “A variação linguística”, mostra um fato linguístico que convivemos, mas que talvez não tenhamos dado muita importância, o português que se fala em São Paulo, o que se fala em Salvador e várias outras cidades. Ele destaca que estas diferenças no modo de falar a mesma língua, não impedem que se comuniquemos.
Um dos modos mais comuns que a língua pode variar é o léxico. Fiorin usa o exemplo da palavra “jerimum” e “abóbora” que são utilizadas em diferentes regiões do Brasil e mesmo que não saibam o significado, o falante reconhece através do som, que é uma palavra da língua portuguesa.
Numa mesma língua, o mesmo vocábulo pode ser pronunciado diferente, seja conforme o lugar (variação diatópica) seja conforme a situação, informal ou formal
(variação diafásica), ou também conforme o nível socioeconômico (diastrática).
O autor usa termos como variante, variável e variação. Variação é a mudança em alguns dos níveis: fonético, morfológico, fonológico, sintático, léxico e semântico.
Variável é o conjunto de duas ou mais variantes. Variantes são as formas de pronunciar uma variável. Como o autor usa de exemplo, o “R” paulistano e carioca são variantes por serem pronunciadas de formas diferentes.
Nesse mesmo capítulo o autor apresenta vários estudos que quantificam as diferenças. Porcentagens de quantos apagam um fonema, quantos usam um pronome para se referir a algo e quantos usam esse mesmo pronome para se referir a outra coisa, entre vários outros números.
Capítulo: A mudança linguística
A língua tem várias formas de mudar, se