MUXARABI
Introdução
Trazido para o Brasil pelos portugueses, o Muxarabi é um elemento arquitetônico criado no mundo árabe. Consiste num fechamento em forma de treliça, normalmente de madeira. Suas principais funções são permitir ventilação e iluminação, bloqueando o calor, e isolar os ambientes internos da visão dos transeuntes, de maneira que quem está dentro possa ter visão total do lado externo, porém de forma a preservar sua intimidade (a principal função do muxarabi no mundo árabe era proteger as mulheres de olhares masculinos).
Ele foi aproveitado e adaptado pela arquitetura ocidental especialmente em países tropicais para preservar a ventilação dentro dos ambientes. Da treliça árabe original, muitas ideias e releituras surgiram conservando o mesmo efeito.
Restaurante Manish
Nome: Manish – culinária árabe
Local: Itaim Bibi – São Paulo – SP
Área do terreno: 300m21
Data do projeto: Setembro, 2010
Data da conclusão da obra: Maio, 2011
O Muxarabi foi usado neste projeto para não deixar o restaurante tão exposto, em uma avenida movimentada, para deixar o ambiente mais intimo e não tão exposto ao movimento da rua.
O mural pode ser considerado uma obra de arte pública – parte da cidade, e não apenas do restaurante.
O muxarabi foi elemento fundamental para inspiração na arquitetura árabe, buscando traduzir tradicionais elementos para uma linguagem e aplicação contemporânea brasileira.
Além de deixar o ambiente com um toque árabe, dando mais privacidade aos clientes. Mas pensando na arquitetura teve também como prioridade permitindo a ventilação e iluminação, bloqueando o calor e isolar os ambientes internos das pessoas com que passam na rua. Permitindo quem está dentro do restaurante vê o movimento da avenida, mas quem está na avenida não vê o movimento do restaurante.
Referências bibliográficas:
http://www.odvo.com.br/projetos/corporativo/manish-culinaria-arabe/