1 Semestre O Biol Gico E O Social
Centro de Ensino Superior de Catalão
Departamento de Engenharia Civil
Claudemir da Silva Domingos
Fichamento do livro O Biológico e o Social
Catalão – GO
2015
Fichamento do livro O Biológico e o Social – Capitulo 5.
1- Diferenças
As diferenças entre Antropologias e a Antropologia Social dizem respeito fundamentalmente a descoberta do social como plano dotado de regras, realidade e dinâmica própria. Apesar do social ter sido formulado de modo tardio, ainda não se tem bem percebido em muitas discussões a respeito de sociedade. Os fatores Biológicos em relação aos fatores Sociais. Vimos que tudo que é biológico é intrínseco, ou seja, faz parte da natureza do organismo. O natural é visto como anterior ao Biológico e por sua vez anterior ao Social. Fica demonstrado no texto como o natural é classificado em oposição ao Social. Em nossos sistemas de valores o homem sempre está em oposição a natureza em uma atitude ativa, onde ele visa o seu domínio e controle, a dialética é a do homem saindo da natureza e depois voltando contra ela com objetivo de domina-la em nome do progresso.
2-Cadeia de Processos.
Primeiro se apresenta natureza primitiva, bruta, ameaçadora com fenômenos naturais perigosos, florestas, vulcões, tempestades, etc.
Segundo surge o homem apresentado como ser único e universal, individuo dotado de inteligência superior.
Terceiro o Homem como individuo inteligente e superior inicia estimulado pelo mundo exterior, começa aprender pela experiência, onde descobre o fogo de lavas vulcânicas e sua utilidade, o ódio dos animais maiores, o influenciam a utilização de pedras, madeiras e outros como arma de ataque e defesa, dando inicio a tecnológico. O homem não poderia inventar sem um impulso, estimulo de uma força a ele exterior, como pecado, mudanças ambientais e ou próprio Deus. Para Lévi-Strauss o homem poderia ter se desenvolvido sem a ação exterior, apenas como ser filosófico, agir em um natural que lhe oferecesse facilidades