Resumo de Linguistica
Lingüística Literatura Educação
Vou descartar por enquanto a área de Educação, pois realmente não tenho nenhum conhecimento ou interesse nela.
Sobraram as áreas de Lingüística e Literatura.
Elaborando uma pesquisa lingüística
A lingüística é um campo muito vasto e, geralmente, o preferido entre os estudantes de letras. Nela, há algumas divisões fundamentais:
Sociolingüística
Estuda as relações da língua e da sociedade.
Um trabalho de sociolingüística é o que mais vai exigir pesquisa de campo, gravações de falantes e viagens a diferentes localidades. Tudo com intuito de conhecer diversas comunidades lingüísticas.
Minha professora, por exemplo, analisou em sua tese, dois tipos de pronúncias características da região de colonização italiana da Serra Gaúcha.
Lingüística histórica
Também chamada de lingüística diacrônica, preocupa-se com as modificações que as línguas apresentam através dos tempos. Envolve bastante estudo de documentos antigos e comparações entre duas ou mais línguas, com objetivo de explicar algum fenômeno ocorrido.
Lingüística teórica
Relaciona-se com a psicolingüística, pois busca explicar os fatores “humanos” da linguagem, como se dá o aprendizado da língua, quais os fatores que todas as línguas têm em comum. Indico para quem gosta de psicologia e assuntos afins.
Lingüística aplicada
Também relaciona-se com a psicolingüística. Usa os conceitos lingüísticos para solucionar problemas referentes ao ensino de línguas e traduções.
Elaborando uma pesquisa sobre Literatura
Se a área de lingüística é vasta, saiba que a literatura é muito mais. Em um TCC sobre literatura você precisa definir exatamente qual o seu objetivo, para não se perder. Opte por fatores históricos, puramente teóricos ou ainda por literatura específica de um autor ou comunidade literária (geralmente um país).
Lembre-se sempre que a literatura é um reflexo da