Linguistica Aplicada Unidade II
CURSO DE LETRAS-INGLÊS
KAMILA DÓRIA VANESSA PAIXÃO DE CALASANS MELO
ATIVIDADE REFERENTE A AVALIAÇÃO DA SEGUNDA UNIDADE DA DISCIPLINA LINGUÍSTICA APLICADA
Aracaju
Abril, 2015
KAMILA DÓRIA
VANESSA PAIXÃO DE CALASANS MELO
ATIVIDADE REFERENTE A AVALIAÇÃO DA SEGUNDA UNIDADE DA DISCIPLINA LINGUÍSTICA APLICADA
Trabalho apresentado como avaliação da disciplina de Liguística Aplicada, ministrada pela Prof. Margarida Abravaneus, no 1 semestre de 2015.
Aracaju
Abril, 2015
No início do aprimoramento do ensino de línguas estrangeiras “LE”, em 1878, a inovação tecnológica mais significativa utilizada na época foi a reprodução de som, com a invenção do fonógrafo, por Thomas Edison. Em seguida, a reprodução de áudio em discos de vinil se deu através do gramofone e depois em fitas magnéticas. As gravações em fitas se tornaram então mais um recurso a ser utilizado, devido à importância da oralidade, exercícios de repetição e reprodução de falas gravadas por nativos das línguas, na época para o aprendizado de uma LE, assim bem como os próprios alunos podiam gravar suas leituras e exercícios para que se auto avaliassem.
“Segundo Kelly (1969, apud Paiva 2012), The International Correspondence of Scranton foi o responsável pelo primeiro material didático gravado, que consistia em livros de conversação acompanhados pelos cilindros de Thomas Edison, em 1902 e 1903. Já em 1930, os estúdios Walt Disney produzem cartoons para o ensino de inglês básico, iniciando a utilização de filmes para o ensino de línguas.” (JÚNIOR, José Henrique. USP) Logo após, com o advento do rádio, surgiu como novo recurso a ser utilizado porém, de forma tímida, já que as notícias eram transmitidas em tempo real. Alguns registros de que a BBC transmitiu algumas aulas de Inglês foram encontrados, transmitindo cursos de inglês em 30 diferentes línguas para vários países do mundo.
Em 1926 a televisão foi inventada, e passa então a ser