linguas e seus codigos
PARA A AGRICULTURA E A ALIMENTAÇÃO
RENTABILIDADE NA AGRICULTURA: com mais subsidios ou com mais profissionalismo?
ESCRITÓRIO REGIONAL DA FAO PARA A
AMERICA LATINA E 0 CARIBE
Santiago, Chile
1996
RENTABILIDADE NA AGRICULTURA:
COM MAIS SUBSIDIOS OU COM MAIS PROFISSIONALISMO?
Polan Lacki
A agricultura Latino-americana está submetida a uma profunda contradição: a) por um lado tem a urgente necessidade de modernizar-se porque se não o fizer simplesmente nao poderá enfrentar a fortemente subsidiada agricultura dos países desenvolvidos: e b) por outro lado, os governos desta Região além de não subsidiarem e não adotarem medidas protecionistas em favor dos seus agricultores, estão reduzindo exatamente aqueles recursos e serviços com os quais, tradicionalmente, se pretendeu fazer esta imprescindível modernização.
Infelizmente, existem evidências de que os nossos agricultores terão que continuar enfrentando esta injusta contradição, pelas seguintes razões:
1. Apesar dos avanços obtidos na Ronda Uruguai do GATT, o mais provável é que os países desenvolvidos continuarão subsidiando e/ou protegendo os seus agricultores, seja através de barreiras alfandegárias ou não alfandegárias (sanitárias, ambientais, etc.), entre outras razões porque lhes convém e dispoem de recursos para fazê-lo, com o agravante de que os países em desenvolvimento não tém o suficiente poder político para impedir que o façam.
2. A adversa porém indiscutível realidade é que os governos dos países latinoamericanos, mesmo que quisessem subsidiar os seus produtores, não disporiam dos recursos na quantidade que seria necessária para compensar os subsídios que concedem os países desenvolvidos1 .
3. Mesmo que quisessem adotar medidas protecionistas (como por exemplo: proibir a importação de alimentos produzidos no país ou elevar suas alíquotas de importação) nossos governos