a importancia da escola biblica para os jovens
Escola Bíblica para os jovens O ensino
“A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos” Entende-se por Escola Bíblica Dominical (E.B.D) o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus. O primeiro Mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em
Gênesis 3.8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés.
Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Dt 6.7-9).
Com o passar do tempo, o encargo do ensino da Lei ficou sendo tarefa também dos sacerdotes (Dt
24.8) e dos profetas (Is 6.8-10; Jr 11.1-4). Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo (2 Cr 17.7-9).
Nos dias de Jesus, não faltou ensino, pois Ele mesmo se preocupou não somente em ensinar (Mt 4.23), mas também em preparar pessoas que dessem continuidade ao Seu ministério (Mt 28.19,20).
Mesmo sendo uma instituição moderna, a Escola Bíblica Dominical tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como podemos ver nos relatos de Esdras e Neemias ensinando ao povo (Ne 8.1-9).
O ensino na Escola Bíblica Dominical é ministrado com o intuito de alcançar um resultado tríplice:
1.ganhar almas para Jesus;
2. promover o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão;
3.preparar obreiros para a seara do Mestre
A educação cristã
A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos, para que se tornem alunos assíduos. Mais do que em qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar