Programa de Educação Religiosa (Programa Educacional da Igreja)
Campus Sul – Cachoeiro de Itapemirim
Curso de Teologia Livre – 1º Perído
Educação Religiosa
BRUNO DE SOUZA VAILANT
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM /ES
2013
BRUNO DE SOUZA VAILANT
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
Trabalho apresentado à disciplina de Educação Religiosa como requisito parcial de conclusão do 1º semestre do curso de Teologia Livre do Centro de Educação Teológica Batista do ES - Campus Sul. Disciplina ministrada pela professora Patrícia Fidélis Koppe Shuina.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM /ES
2013
Introdução
“Persiste em ler, exortar e ensinar [...]” (1 Timóteo 4:13);
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15).
Estas são palavras do apóstolo Paulo ao seu filho na “fé”, Timóteo, ao qual ele discipulou e o formou como um grande líder, ainda que jovem. Paulo exorta Timóteo quanto a sua tarefa na cidade de Éfeso. Éfeso era a Capital e principal centro comercial da Ásia, era uma cidade muito rica e idólatra, onde se praticavam torpezas e culto a diversos ídolos, ao chegar a Éfeso em sua terceira viajem missionária, Paulo encontra um povo em total decadência moral e espiritual. Paulo deixa então a cargo do seu jovem discípulo, Timóteo, a tarefa de advertir a alguns que não ensinassem outra doutrina (I Timóteo 1.13), ele tinha a tarefa de doutrinar estes e combater os falsos profetas que havia na cidade de Éfeso.
Paulo aconselha a Timóteo que ele cuidasse da doutrina que ele aprendeu desde a sua meninice, a qual o salvaria e aos outros (I Timóteo 4.16). A referência de Paulo para com Timóteo é um grande exemplo a ser seguido pela igreja do século XXI. Paulo se mostra sempre preocupado com a doutrina pregada na cidade de Éfeso, e exorta que Timóteo se mostre firme contra essas doutrinas e