Linguaguem da filosofia (desenho)
O desenho é uma das linguagens da arte,a mais antiga,a mais praticada.Precisamos de muito pouco para poder desenha.Essa possibilidade foi descoberta na pré-história por nossos antepassados,que fizeram inúmeros desenhos,exercendo suas atividades rituais e de sobrevivência,em fundo de abrigos ou sobre pedras.
Christina Moraes,artista brasileira contemporânea dedica-se ao desenho,além de outras formas de arte visual.
Apresenta uma figura humana sentada,com um buque de flores entre as mãos.A metade da obra tem um fundo branco,e a outra metade tem o fundo negro.
O desenho é figurativo,porém não é realista,isto é,não pretende ser um copia fiel do real.Tanto que não podemos dizer se a figura humana é um homem ou uma mulher,uma vez que não há detalhes identificadores.
O estilo é expressionista,privilegia a expressão da afetividade e do modo subjetivo com que a artista vê o mundo,mais que as questões exatidão da representação.A figura humana não é simétrica e suas mãos são indicadas,mas nãos mostram todos os dedos.
Ele nos fala da solidão do ser humano e da sua ligação com a natureza.O buquê de flores preenche todo o peito da figura humana,considerado simbolicamente como a sede de nossos sentimentos e da afetividade.A partir de seu titulo fototropismo,podemos dizer que, assim como as plantes seguem o movimento do sol,os seres humanos são atraídos e se orientam não só pela luz,mas por toda natureza.
O desenho, enquanto primeira manifestação gráfica, estética e da cultura na história da humanidade, é uma das primordiais formas de expressão deixadas pelos vestígios e produtos culturais, contendo importantes revelações da luta do homem em manifestar sua evolução. É uma forma, digamos, quase arquetípica, que surge como forma de comunicar aspectos do mundo circundante, de sua experiência, sua memória e sua imaginação, em uma relação de espaço-tempo imediato. A linguagem é um instrumento, que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer