Dissertação argumentativa
Título: Leitura, escrita e o uso da tecnologia para produção do gênero dissertativo-argumentativo Autor:Lucélia Blem da Silva Fillus
Disciplina/Área:
Língua Portuguesa
Escola de Implementação do Colégio Estadual Padre Carlos ZelesnyProjeto e sua localização:
Ensino Fundamental e Médio.
Município da escola:
Ponta Grossa
Núcleo Regional de Educação:
Ponta Grossa
Professor Orientador:
Dr. Fábio Augusto Steyer
Instituição de Ensino Superior:
UEPG- Universidade Estadual de Ponta
Grossa
Relação Interdisciplinar:
História e informática
Resumo:
A presente unidade didática será desenvolvida no 3º ano do Ensino Médio, nas dependências do Colégio Estadual Padre
Carlos Zelesny. O trabalho será pautado nos estudos realizados a fim de desenvolver a leitura e a escrita utilizando a tecnologia como recurso metodológico para a produção de texto dissertativo-argumentativo.
As pesquisas na internet objetivam auxiliar no desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e ampliação do conhecimento, permitindo a interação e comunicação entre os alunos.
Pretende-se expandir a capacidade de leitura de mundo para um esclarecimento em relação às linguagens numa perspectiva estética e histórica, a fim de que possuam conhecimento para argumentar, tanto na produção oral quanto escrita.
O trabalho será mediado pelo professor , fazendo que o aluno seja o sujeito da ação , buscando compreender seus avanços e reflexões sobre suas necessidades de aprimoramento através do resultado da produção escrita.
Palavras-chave:
Leitura, escrita, tecnologia, gêneros textuais.
Formato do Material Didático:
Unidade Didática.
Público:
Alunos do 3º ano do Ensino Médio.
a) APRESENTAÇÃO
A presente unidade didática será desenvolvida no 3º ano do Ensino Médio, nas dependências do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny. O trabalho será pautado nos estudos realizados a fim de desenvolver a leitura e a escrita utilizando-se de