Linguagem
Descritivo – A descrição é estática como uma fotografia.
Descreve dando características a alguém, alguma coisa ou lugar através de particularidades que o diferenciam dos outros do mesmo contexto. No texto descritivo, os tipos de verbos mais usados são os verbos de ligação ter, ser, ficar, estar, continuar, permanecer, parecer, etc. Esses tipos de verbos ligam as características, representadas por adjetivos, aos seres caracterizados, que são substantivos.
As principais características de um texto descritivo são: * Registro de ocorrências concomitantes; * Caracterização de um objeto particular; * Apreensão de um objeto com elementos captados pelos órgãos do sentido e transformados em palavras; * Linguagem descritiva; * Recuso narrativo empregado na caracterização de personagens e de espaço.
Narrativo – A narração é dinâmica como um filme.
Apresenta verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. O texto narrativo possui uma estrutura própria de organização a informação sendo os eventos organizados no tempo.
As principais características de um texto narrativo são: * Relato de ocorrência que se sucedem; * Relato de transformações ocorridas a partir de um conflito; * Elementos constitutivos: a) foco narrativo; b) tipos de discurso; c) conflito;d) personagens; e) enredo; f) tempo; g) espaço; * Linguagem narrativa: predomínio dos verbos de ação; * Eixo progressivo: percurso em que são registradas as transformações.
Observando nos texto tais características e com atenção no significado dos verbos, fica fácil compreender o texto.
Dissertativo – A narração é uma exposição de ideias.
Um texto dissertativo pode ser definido como uma interpretação genérica da realidade em que se veiculam opiniões explícitas por meio de conceitos abstratos. Numa dissertação não predomina a