Determinismo
* O QUE É O LIVRE-ARBÍTRIO?
O livre-arbítrio consiste na capacidade de escolha e de decisão; é a ideia de que depende do sujeito (agente) o que escolhe fazer. Assim, se como um bolo em vez de um gelado é porque escolhi comer o bolo. Quem acredita no livre-arbítrio acredita que essa escolha depende inteiramente de mim, da minha vontade. Esta escolha não está necessariamente ligada a acontecimentos anteriores, não é um mero efeito de algo que aconteceu antes.
* O QUE É O DETERMINISMO?
O determinismo é a doutrina segundo a qual todos os acontecimentos têm uma causa. Ou seja, tudo sem excepção é o resultado (efeito) de causas anteriores. O efeito nada mais é do que o desfecho de acontecimentos que o antecederam e que explicam que tenha por sua vez acontecido. Assim, segundo a crença no determinismo, todos os acontecimentos, escolhas e ações humanas, inclusive, são o desfecho causal de acontecimentos anteriores (o que agora acontece resulta necessariamente do que antes aconteceu).
* Em que consiste, então, o chamado PROBLEMA do LIVRE-ARBÍTRIO?
A questão que este problema levanta é a seguinte: * é possível conciliar estas duas crenças? (a crença no livre-arbítrio e a crença no determinismo). Podemos de forma consistente acreditar que somos livres e que, simultaneamente, as nossas ações são causalmente determinadas?
TEORIAS QUE PROCURAM RESPONDER AO PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO * DETERMINISMO RADICAL:
Segundo esta perspetiva filosófica, todas as ações são determinadas, pelo que, tudo o que escolhemos fazer está determinado por causas que não controlamos. O que fazemos é, portanto, inevitável. Nada acontece de forma aleatória (por acaso).
O que acontece num dado momento determina completamente o que irá acontecer no momento seguinte; assim, e dado que tudo tem uma causa, não há ações livres. A liberdade é uma ilusão.
Conclusões e implicações desta posição: * Se a ações humanas são meros