Veias e atérias
Grande circulação (sistêmica)
Envolve todos os vasos do corpo que não tomam parte da circulação pulmonar. A grande circulação é a ação dada á parte da circulação sanguínea que tem início no ventrículo esquerdo. A partir dali, o sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo na artéria aorta. A mesma se divide para os órgãos principais do nosso corpo, exceto os pulmões. Onde se utiliza-se oxigênio. O sangue pobre de oxigênio, ou seja o sangue venoso, ( nessa etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) retorna pro coração através das veias cavas, introduzindo-se assim na aurícula direita . Da aurícula o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde esta situada a válvula tricúspide. Assim a grande circulação tem início no ventrículo esquerdo e finaliza no átrio direito. Tendo nele a seguinte sequência .
Pequena circulação (pulmonar)
Incluiu vasos sanguíneos que transportam o sangue para os pulmões para as trocas gasosas e em seguida retorna para o coração .O sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares, deslocando-se para os pulmões, percorrendo os capilares pulmonares, onde vai ser realizado a hematose que são as trocas gasosa . O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo.
Enquanto o ventrículo esquerdo impulsiona o sangue para os pulmões por meio da pequena circulação, o ventrículo esquerdo o impulsiona para os tecidos do corpo através da grande circulação em uma pressão bem maior.
VEIAS E ARTÉRIAS
Diferença entre veias e artérias
Quando se fala em veias e artérias, parecem ser a mesma coisa, mas ambas são diferentes, apesar das poucas diferenças. Temos que então saber o significado de cada uma para entendermos a diferença, mais elas