DETERMINISMO
A palavra “determinismo” exprime a ideia de que tudo o que acontece é o efeito ou o resultado de um acontecimento anterior. Assim, os acontecimentos não ocorrem devido ao acaso, têm sempre uma causa que, ao ser conhecida, nos permite compreender a razão de ser dos fatos.
O determinismo vai buscar a sua justificação ao decurso causal da Natureza. Tudo o que acontece na Natureza acontece segundo leis necessárias, exclusivas da menor arbitrariedade. Assim, toda e qualquer ação é consequência necessária de uma série de causas físicas, fisiológicas, psicológicas, etc.
Cada facto no Universo é inteiramente dirigido pela lei. A doutrina considera que todos os factos no universo físico e,portanto, também na história humana são absolutamente dependentes e condicionados pelas causas.
No sentido mais usual, determinismo significa a conceção do Universo em que todos os fenómenos ou acontecimentosestão de tal modo ligados uns com os outros que uma inteligência, capaz de conhecer todas as circunstâncias daevolução do Universo num certo momento, poderia prever qualquer acontecimento futuro.
Por exemplo: ao largar uma caneta, a existência da força gravítica é a causa da sua queda para o solo;
DETERMINISMO RADICAL
Crença (algo que pensamos que é verdadeiro) no determinismo universal ( tudo é determinado por causas anteriores)
Negação do livre-arbítrio (se uma ação é determinada, então não somos livres) Se admitirmos que as ações humanas são acontecimentos (efeitos explicáveis a partir de outros acontecimentos que os originaram - as causas, que podem ser fatores de ordem educacional, psicológica, genética, por exemplo), então não faz sentido defender a existência daquilo que cada um de nós julga experienciar muitas vezes em determinadas circunstâncias: a possibilidade escolher o caminho por onde queremos ir - o livre-arbítrio.
Negação da ideia de responsabilidade moral e de liberdade
Existência de cadeias causais
Afirma que a realidade como um todo está sujeita a