Linguagem
- A linguagem é um processo comunicativo intencional pelo qual as pessoas interagem entre si de diferentes formas. Falando de outro modo, esse processo comunicativo é a interação entre as pessoas através da linguagem de diferentes formas.
- Essas pessoas podem ser chamados de interlocutores, que se comunicam através de um signo linguístico, também chamado de “palavra”. O conjunto desses signos linguísticos que um determinado grupo social usa para se comunicar chama-se língua. Enquanto o signo linguístico trata apenas da palavra, os signos visuais se tratam da utilização de ícones, índices e símbolos. A língua é um dos códigos que podem ser utilizados para a reprodução do processo comunicativo.
- Ao contrário da fala, que representa apenas um uso individual, a língua representa um produto social.
- O signo linguístico está dividido por duas faces básicas: o significado e o significante. O significante é o material (som ou escrita), que tem a capacidade de gerar um ou mais significados. Ex: Manga (da camisa) e manga (fruta). Já o significado (mais universal) é apenas uma ideia. Esse conceito transmitido pode até ser utilizado para vários significantes. Ex: Guri, garoto, menino. Essa capacidade de “um poder ter vários” é chamada de arbitrariedade do signo linguístico.
-A linguagem possui variedades ou modalidades linguísticas, que se dividem de acordo com o tipo de usuário (dependendo da região ou da própria classe social) e quanto ao uso (dependendo do tipo de situação envolvida).
- A linguagem pode ser composta pela norma culta ou formal, e popular ou informal.
- A linguagem pode ser dividida em verbal e não-verbal. A verbal é a palavra oral ou escrita, enquanto a não verbal é todo o resto, incluindo a gesticulada ou gestual (linguagem do surdo e mudo, dança, gestos), acústica ou sonora (buzina, alarme, batida da música), pictórica (desenhos, quadros, placas e sinais gráficos), e simbiótica (qualquer