Linguagem
METODOLOGIA:
Nossa primeira preocupação esteve centrada em identificar o tema da linguagem na obra Ser e Tempo, em que tal temática não era central. A partir disso, relacioná-lo com outro momento da vida de Heidegger, utilizando como fonte sua obra A caminho da linguagem.
Analisamos os aspectos introdutórios de A caminho da linguagem, especificamente do capítulo primeiro A linguagem. Em Ser e Tempo utilizamos como fonte, principalmente, trechos do capítulo quinto. A partir disso, foram realizados relatórios e discussões que nos ajudaram a compreender a base formada por Heidegger para introduzir o tema da poesia.
RESULTADOS:
Heidegger não pretende definir um conceito sobre a essência da linguagem, não quer discutir apenas algum aspecto ou outro dela, nem oferecer uma concepção de linguagem que satisfaça uma representação a ser usada por toda parte. Seu intuito não é conduzir a linguagem ao fazer tal colocação, mas conduzir nós mesmos para o lugar da essência da linguagem, do seu modo de ser. Ele quer penetrar na fala da linguagem, para chegar à sua morada. Ele não quer esclarecer outras coisas por meio da linguagem, mas fundamentá-la com base nela mesma.
É a partir da fala da linguagem que Heidegger pretende acessar a linguagem por ela mesma. O