Linguagem
Definição de linguagem – È a capacidade que o homem e alguns animais possuem de se comunicar (conquista tipicamente humana). É quase infinitamente flexível na comunicação intencional, regida por regras que ditam os significados.
Língua - conjunto do vocabulário de um idioma e de suas regras gramaticais.
As línguas se estruturam - de modo ordenado, significativo, social e criativo.
Ordenado - escrevemos sentenças de acordo com os princípios gerais das regras de gramática. A gramática normativa nos mostra como devemos falar usando estilo próprio e formação correta das sentenças. Mais a gramática descritiva é a que mais nos interessa, pois é um conjunto de regras e princípios que nos informa como criar e entender uma quantidade quase infinita de elocuções em nossa língua vernácula, ela não pode ser ensinada nem escrita de forma completa.
Significativo - a combinação de palavras transmitem significados mais complexos, já que, pois palavras referem a objetos e eventos.
Social – compartilhar informações e ideias.
Criatividade - a maioria das sentenças é nova pois,tem um padrão gramatical exclusivo e incrivelmente flexível.
Temos 5.500 idiomas em uso no planeta compartilhando as mesmas características básicas.
Psicolinguistas – psicólogos que estudam a linguagem.
Existem 2 formas de comunicação – Comunicação reflexiva e Comunicação proposital a maioria dos animais se comunica das duas formas
Comunicação Reflexiva - é comum entre os animais simples consiste em padrões estereotipados que transmitem informação mais não foram concebidos para tal finalidade. Ex: chorar quando sente dor. Cadela no cio secreta substâncias químicas que informa que esta pronta para acasalar e onde se localiza.
Comunicação Proposital – tem por finalidade causar um efeito sobre o receptor da informação e a resposta do receptor influencia a continuidade da comunicação. Ex: cão rosnar e areganhar os dentes para intimidar, pessoas usam expressões faciais, gestos e sons para