Linguagem
Quais as principais características do modelo de analise e descrição da linguagem elaborada por Saussure e Hjelmslev e o que os diferenciam fundamentalmente?
Não existem grandes diferenças entre os modelos de Saussure e Hjelmslev, a maior diferença é a terminologia, porém, Saussure analisa o signo no meio da vida social, portanto, analisando os signos ideologicamente e politicamente. Uma de suas características é que ele diz que a significação é a junção do significado e do significante. Hjelmslev vai aprofundar o modelo de Saussure de acordo com suas ideias, qualifica a definição tradicional de signo como imprecisa, para ele é necessário excluir o fator ideológico e político da análise do signo. Para ele função semiótica é dada por expressão e conteúdo, ele não fala em significação e estuda a forma (exemplo: gramática e regras).
O que os diferenciam muito são os termos usados. Enquanto Saussure diz de língua e fala; esquema e uso, Hjelmslev afirma que língua e fala não é a mesma coisa que esquema e uso. Ele vai usar só o termo esquema e uso. Saussure considera a língua o mais importante dos sistemas de signo, e o signo como um elemento de natureza dicotômica.
Para Saussure, o significante possui uma cadeia sonora diferente em cada língua. Esse significante vai diferir de língua para língua e vai se combinar com um conceito que também é próprio de cada cultura, cada língua.
Para Saussure forma e substancia seriam passíveis de analise pela linguística. Para Hjelmslev apenas a forma seria passível de analise pela linguística, Hjelmslev utiliza o termo função semiótica para designar a relação entre duas grandezas: conteúdo e expressão. Segundo o dinamarquês, o que une a expressão ao conteúdo é a função semiótica.