linguagem
LINGUAGEM
Saussure: “heteróclita e multifacetada”
Para compreendermos a linguagem precisamos da psicologia, filosofia,antropologia.
Linguagem pode ser verbal ou não verbal. A verbal pode ser oral ou escrita.
A não verbal está presente nos símbolos, desenhos, pinturas, nos gestos.
LÍNGUA “ é o produto social da faculdade da linguagem ” e pertence ao domínio da linguagem, sendo definida como um sistema de signos verbais organizado segundo uma gramática.
A FALA é a manifestação desse sistema e cada indivíduo, ao usar a língua, o faz influenciado por sua visão ideológica, sua cultura, seu ambiente social. A fala é individual por carregar cada pensamento particularizado do enunciador (falante).
Conclui-se que a noção de língua em Saussure é a de uma entidade social e convencional. Resulta de hábitos adquiridos socialmente. Língua para o linguista genebrino é somente sistema de signos verbais e constitui um conjunto de regras abstratas.
A linguagem é uma faculdade que possibilita ao homem produzir e compreender simbolicamente formas de comunicação. Assim, linguagem abrange todos os signos, inclusive os verbais. Aqui linguagem não significa estritamente linguagem verbal. Como o fenômeno é geral, a Linguística deve se ocupar somente com a língua.
LINGUAGEM CHOMSKY
Linguagem é definida como um conjunto (finito ou infinito) de sentenças , cada uma finita em comprimento e construída a partir de um conjunto finito de elementos.
Assim, as línguas naturais são linguagens seja na forma oral ou escrita.
A análise das línguas naturais deve permitir depreender as propriedades estruturais que diferenciam a língua natural de outras linguagens.
Linguagem é a faculdade inata e específica da espécie. Em Chomsky, linguagem não significa qualquer forma de comunicação humana e sim, especificamente, a capacidade para desenvolver uma língua natural. Seria um estágio inicial de uma