linguagem
De
Português
Data: 28/04/2014
Proposta: As variações linguísticas em letras de músicas
Sumário
Introdução
A proposta do nosso trabalho é apresentar uma música que apresente variação linguística e depois analisar os efeitos de sentido produzidos pela variação. A música que escolhemos foi “Chopis Centis” dos Mamonas Assassinas, e é uma musica que retrata bem o que estamos querendo mostrar.
Desenvolvimento
A música escolhida pelo grupo foi do Mamonas Assassina – “Chopis Centis”. É importante entender que, a princípio, não existe uma forma melhor ("mais certa") ou pior ("mais errada") de se falar. Trata-se apenas da variante social e também de situações em que essa variante é usada.
A variante coloquial, por outro lado, é usada de forma espontânea, utilizada em relações informais nas situações do dia a dia, é a língua sem muita preocupação com as normas. A pessoa, ao utilizá-la, comete alguns deslizes gramaticais com certa frequência. Outra característica da língua coloquial é o uso constante de termos populares como: frases feitas, gírias, etc.
O uso da gíria, tão criativo e natural no cotidiano da fala, só enriquece a língua. Como normalmente é criada pelos jovens, é em seu meio que ela é mais utilizada; além disso, é objetiva e poupa o falante de "explicar muito" o que quer dizer. No entanto, o uso excessivo de determinada gíria, e aplicado a quase todas as situações, empobrece o vocabulário do falante (e do ouvinte) que se priva de se expressar com mais precisão. Todas as variantes são aceitáveis. Tal como as regras da vestimenta, o ambiente é determinante.
Chopis Centis
Eu 'di' um beijo nela
E chamei pra passear
A gente 'fomos' no shopping,
Pra 'mó de' a gente lanchar
Comi uns bichos