linguagem
Apresentação.
A linguagem possui várias vertentes. E na condição de estudantes precisamos no mínimo alcançar noções básicas para conviver e se relacionar com as pessoas, já que é a linguagem a precursora de toda comunicação social.
Nesse trabalho nosso objetivo é colocar bem claro o resultado de nossas pesquisas; certamente a semântica ou a ortografia (assuntos propostos) não estará aqui de forma vasta, mas contamos que no mínimo seja explícito...
Fenômenos semânticos
Sinonímia: um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso de sinônimos. Por exemplo, se digo: “Passe um dia na minha casa.” e quiser referir-me novamente ao termo sublinhado “casa”, posso lançar mão de um sinônimo para não o ter que repetir: “Passe um dia na minha casa e verá como meu lar é aconchegante.”
Para saber se o candidato domina mais esse subterfúgio da Língua Portuguesa, vestibulares, concursos e redações de linguagem formal pedem que substitua palavras ou termos retirados do texto e assinale em qual opção encontram-se aqueles que não alteram o sentido, ou os que alteram.
Para se resolver esse tipo de questão é importante que o candidato tenha certo domínio lexical, ou seja, que conheça muitas palavras, o que é possível conseguir por meio de muita, mas muita leitura. Pode-se ler de tudo. Jornais, revistas, livros, bulas de remédio, outdoors, placas de trânsito... o fundamental é ser um leitor crítico, aquele que busca informação, que reflete a respeito.
Podemos concluir, a partir dessa análise, que sinonímia é a relação das palavras que possuem sentido e significados comuns.
Antonímia: nada mais é do que palavras que possuem significados contrários, como largo e estreito, dentro e fora, grande e pequeno. O importante, aqui, é saber que os significados são