linguagem
DISCIPLINA: LEITURA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO ORAL
CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA
INSTRUTORA: SANDRA BASTOS
THAIANE KERLLY LIMA DE OLIVEIRA
DÉBORA FERNANDES DA SILVA
RAISSA OLIVEIRA SANTOS
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
SÃO LUÍS
2013
THAIANE KERLLY LIMA DE OLIVEIRA
DÉBORA FERNANDES DA SILVA
RAISSA OLIVEIRA SANTOS
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina leitura, redação e apresentação oral, no curso de mecânica, no SENAI. Prof.ª Sandra Bastos
SÃO LUIS
2013
1. INTRODUÇÃO
Por meio da linguagem, também realizamos diferentes ações: transmitimos informações, tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo, assumimos compromissos, ordenamos, pedimos, demonstramos sentimentos, construímos representações mentais sobre nosso mundo, enfim, pela linguagem organizamos nossa vida do dia a dia, em diferentes aspectos.
A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja esta de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos.
O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X interlocutor, a linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de características específicas, conforme analisaremos adiante:
Diferenciar que objetivo predomina em cada situação de comunicação auxilia a compreender melhor o que foi dito. As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação.
Toda comunicação apresenta uma variedade de funções, mas elas se apresentam hierarquizadas, sendo uma dominante, de acordo com o enfoque que o destinador quer dar ou do efeito que quer causar no