Linguagem
1) Escrever bem, segundo Izidoro Blikstein, implica em conseguir tornar comum aos outros o nosso pensamento, estimulando o destinatário da comunicação a produzir resposta, transmitindo uma mensagem correta para que se obtenha uma resposta correta.
2) A eficácia da comunicação escrita está apoiada em três funções básicas: produzir resposta, ou seja, se conseguirmos transmitir uma mensagem de maneira certa, consequentemente obteremos uma resposta certa; tornar comum o pensamento, sendo claro na mensagem e persuadir o destinatário a produzir respostas às nossas necessidades.
3) As três peças fundamentais da estrutura da comunicação são: o remetente, que tem por função enviar a mensagem ao destinatário, persuadindo-o a produzir uma determinada resposta; o destinatário, que é quem deverá produzir a resposta esperada ou desejada, e a mensagem, que resulta do signo, que por sua vez é a associação de uma ou mais ideias e estímulos físicos.
4) A mensagem é um conjunto de unidades menores resultantes de uma associação de ideias e estímulos físicos, denominadas signo. Ela é constituída de um ou mais signos.
5) O signo é a unidade formada por um estímulo físico, seja ele som, imagens, gestos, etc., e uma ideia. O signo linguístico é composto pelo significante, ou seja, pelo estímulo físico (palavras escritas ou orais) e o significado, que por sua vez é a ideia.
6) Codificar uma mensagem é a operação de transformação da mensagem numa forma codificada que permite a sua transmissão. Assim, quando transformamos uma ideia em uma mensagem ligando um estimulo físico a um significado, estamos codificando uma mensagem. Já a descodificação é o processo efetuado a nível receptor-destinatário, que retoma os elementos que pertencem ao código, selecionados antes para a transmissão da mensagem, extraindo o significado que vem associado ao significante, ou seja, equivale ao processo inverso da codificação.