Linguagem
Com o passar dos tempos surgi às primeiras mudanças importantes a respeito da maneira de compreender os processos de aquisição da linguagem oral e escrita da criança, pois não havia um estudo mais profundo da linguagem infantil ocupava-se somente do léxico, isto é da quantidade de palavras e das variedades de palavras utilizadas pela criança. A aquisição da linguagem da época era o modelo tradicional associacionista que tinha como teoria a imitação e o reforço. Segundo Saussure considera “a língua como um sistema de signos formados pela união do sentido e da imagem acústica”
Neste sentido tal argumento revela que, para ele a linguagem está globalizada em um sistema de símbolos que ele chama de signos podendo se chamar semiótica, pois é um estudo mais profundo da linguagem que serve de meio de comunicação de idéia ou sentimentos. Os elementos que constituí a linguagem são: gestos, sinais sons, símbolos ou palavras, usados para representar, idéias, significados e pensamentos. Haja vista, que somente o homem possui a capacidade de ser criativo tendo linguagem verbal.
De acordo com Geraldi (1993), “a linguagem como tema de estudo ou alvo educativo requer a consideração de seus três eixos fundamentais: a língua, a fala (ou escrita) e a interlocução possibilitando o efetivo aprendizado lingüístico, indicadores indispensável para o avanço do homem”.
A partir do autor verifica-se que a linguagem é um fator primordial da língua humana no ato da