Tomadas de desições
O processo de tomada de decisões de suma importância dentro de um ambiente organizacional e está presente dentro de todos os setores. Aonde poderá se destacar dentro de algumas funções, como por exemplo, no capital intelectual ( antigo recursos humanos) , aonde um profissional tem a responsabilidade de recrutar outro, fator de extrema importância, pois, o mesmo tem em suas mãos a responsabilidade de avaliar outra pessoa.
Essa relação é tão estreita que é impossível pensar a organização sem considerar a ocorrência constante do processo decisório, percebendo a organização como um sistema em constante mudança, acredita que as atividades da empresa, em todos os seus níveis hierárquicos, são essencialmente atividades de tomada de decisão e de resolução de problemas.
Segundo o autor Idalberto Chiavenato, que cita em algumas de suas obras que “tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com problema especifico ou esta em vantagens em uma oportunidade. Em suma, decidir é uma parte importante do trabalho de administrar. Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre varias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades”
2. Tipos de decisão: 2.1 Decisão Programada = SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS ROTINEIROS, DETERMINADAS POR REGRAS, PROCEDIMENTOS OU HÁBITOS.
• SÃO TOMADAS DE ACORDO COM POLITICAS, PROCEDIMENTOS OU
REGRAS, ESCRITAS OU NÃO.
• SIMPLIFICÃO A TOMADA DE DECISÃO EM SITUAÇÕES REPETITIVAS.
• LIMITAM A LIBERDADE PORQUE A EMPRESA DECIDE O QUE VAI FAZER.
EXEMPLO DE UMA DECISÃO PROGRAMADA: LANÇAMENTO DE UM
PRODUTO NO MERCADO: CARRO, ALIMENTICIO...
2.2 Decisão não programa =SOLUÇÕES ESPECIFICAS CRIADAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO NÃO-ESTRUTURADO PARA RESOLVER