Introducao ä administracao de empresas: felipe sobral alketa peci
Respostas
1) A estrutura organizacional da Globo é definida por unidades independentes, em ordem de alcançar uma melhor departamentalização e coordenação das atividades. As principais divisões do grupo são: MIRA (Mídia, Imprensa e Rádio), Globopar (Globo participações e Comunicações S.A) e a Fundação Roberto Marinho, mas também pertecem ao grupo fora da área da comunicação a Industria Brasileira de Alimentos, um Banco e a Seguradora RoMa
2)
3) Entre as variáveis contingenciais que influenciam estão as internas e as externas.
Ambiente interno:
Tamanho da organização o que provocou dificuldade no controle da organização.
Emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização ou “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele.
Ambiente externo: Mudanças no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.
4) O controle de uma grande rede por sí só já é difícil, se as desições dependesem de uma pessoa só, o elevado grau de burocratização o que tornaria ao grupo lento, chegando incluso a ser obsoleto. É por isso que cada grupo é independente.
Além da independência dos departamenos, há uma descentralização na direção das empresas. Mesmo que a alta direção detém a maior parecela de poder, as decições são tomadas por presidentes das empresas afiliadas se reportam diretamente aos presidentes dos sub-grupos que, por sua vez, se reportam diretamente à diretoria geral. Na alta gerencia, existe autonomia para tomar desições desde que visem ao crescimento e melhoria dos serviços prestados pelas empresas.
5) O alto endividamento em moeda estrangeira para modernizar os equipamentos não previu o surgimento de novas mídias (principalmente internet) em seu fluxo de caixa o que levou as empresas do grupo a uma situação