linguagem social
O LÉXICO NA LINGUAGEM POPULAR: A GÍRIA
Dino Preti
RESUMO: A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.
Torna-se difícil analisar esse fenômeno sob um enfoque geográfico, embora possa afirmarse que a gíria é predominantemente um vocabulário urbano. Mas, de qualquer ponto geográfico que possamos partir, a gíria estará sempre ligada a um grupo social diferente.
Mas também é possível dizer que é na maior variedade das situações de interação da cidade que ela surge como um importante recurso de expressividade. Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.
PALAVRAS-CHAVE: gíria, linguagem de grupos, interação, expressividade.
A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social. Torna-se difícil analisar esse fenômeno sob um enfoque geográfico, embora possa afirmar-se que a gíria é predominantemente um vocabulário urbano. Mas, de qualquer ponto geográfico que possamos partir, a gíria estará sempre ligada a um grupo social diferente. Mas também é possível dizer que é na maior variedade das situações de interação da cidade que ela surge como um importante recurso de expressividade.
Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.
Como acentuamos, a gíria pertence a um grupo e, por isso, seu estudo pressupõe, inicialmente, algumas considerações a respeito das relações entre língua e grupo social.
Das muitas e discutíveis definições de grupo propostas pelos sociólogos a propósito desse fenômeno social, Horton & Hunt, na obra Sociologia, se referem ao conjunto de pessoas que possuem a consciência da interação conjunta, não importa o tamanho do grupo.
Essa consciência pode-se manifestar, entre outras marcas, pela língua.
2
A língua é apenas uma