Linguagem portugesa
Texto 2 – Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida, instalou o cavalete de pintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.
Texto 3 – O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.
Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redação em Construção a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicação: 2003.
A partir da leitura dos textos responda as questões abaixo: a – Identifique a tipologia textual predominante, em cada um dos textos acima. (1,0 ponto) b – Analise os textos acima e explique, com as suas palavras, as características de cada uma das tipologias identificadas no item “a”. A explicação não pode ser transcrita do material didático. Em seguida, destaque partes dos textos que comprovem os seus argumentos, veja que essas partes do texto e o seu