Liderança e motivação
Motivar é Formar Equipes de Trabalhos
A motivação é uma ação geradora do desenvolvimento humano, entretanto cada um trás dentro de si suas próprias motivações.
Para enfrentar as dificuldades atuais as organizações buscam encontrar pessoas competentes e criativas. Valorizar os colaboradores e promover uma política organizacional para este fim é oportunizar aos funcionários a assumirem seus papéis dentro da entidade, melhorando o desempenho de cada um para alcançar com êxito os objetivos pessoais e profissionais.
Os líderes têm papel preponderante na motivação de seus seguidores, porém não existe um modelo padrão para a motivação, mas os líderes tem que descobrir a melhor maneira de motivar seus liderados. Não se pode falar em motivação dissociada da liderança, uma vez que o líder é o responsável pelo desenvolvimento deste modelo de busca. O líder é um administrador e facilitador dentro da entidade, para que o indivíduo desenvolva novas maneiras de agir e novos comportamentos no local de trabalho, influenciado pela sua maneira de gerenciar.
O gestor deve promover a formação e o desenvolvimento dos colaboradores através do uso de tecnologias e outras metodologias, que facilitem a execução da tarefa como meio de satisfação. Há que se posicionar de forma a assumir características de um líder e, diante da situação, colocar em prática seu estilo para alcançar a eficácia dos colaboradores, sem, contudo, se desviar das características naturais de cada um.
Conhecer suas próprias fraquezas e buscar as competências necessárias para o desempenho de sua função, permite ao líder moderno assumir seu papel na gestão e na política organizacional, para a construção de ambiente salutar para o bem comum, e para a formação da equipe de trabalho.
Formar equipe de trabalho requer a escolha de pessoas habilitadas para atuar em conjunto, considerando as mais variadas