questoes dces
Segundo a história a língua portuguesa????? iniciou-se através dos jesuítas. Não tem como afirmar que na época eles ensinavam corretamente, pois o poder maior era comandado pela igreja católica, nesse período o povo indígena era alfabetizado. Os mais favorecidos na aprimoração do conhecimento eram a elite colonial.
A princípio o ensino visava à expansão do catolicismo. O povo indígena tinha uma concepção que mudava seu modo de agir e pensar. Na época não existia uma constituição que tornasse as práticas pedagógicas aos ensinamentos, priorizava-se os discursos da elite religiosa.
A burocracia, ou seja, a língua das transações comerciais, entre colonizados e colonizadores resultou na constituição da língua geral (tupi-guarani). Os portugueses acharam necessária a linguagem para dominar a nova terra. Por muito tempo a linguagem que prevaleceu foi o tupi-guarani, com a colonização portuguesa; ao decorrer do tempo as mudanças foram acontecendo.
A partir do séc. XVlll os portugueses descobriram as riquezas do solo brasileiro. Essa situação de bilingüismo, não interessava mais os colunistas de Portugal. A fim de reverter esse quadro um decreto tornou a língua portuguesa oficial do Brasil.
Com isso os jesuítas que havia catequizado índios em língua indígena foram expulsos do Brasil. Essa foi uma das medidas que foi conseguida historicamente em todo território com decretos e proibições, expulsões e prisões, perseguições e massacres. Quem disse isso????
FREITAS (2004, p.42 está nas DCE´s???? se está precisa verificar a forma adequada de referenciar) argumenta que “somente nas últimas décadas do séc.XlX, a disciplina de língua portuguesa passou integrar os currículos escolares brasileiros”.
As mudanças continuaram ocorrendo ao longo do séc.XX. O latim perdendo seu contexto. Mantiveram-se características elitistas até meados do séc.XX.
Considerando o percurso histórico da língua portuguesa, seguiu-se em alguns contextos e ainda seguem uma