Linguagem PHP básico
Criado em 1995 por Lasmus Rerdorf, o Personal Home Page. Foi feita para ser utilizada para interfaces da World Wide Web, usando a linguagem HTML para que o cliente possa ver na tela de seu PC toda aquela tela “bonitinha”; inclusive, é uma das primeiras linguagens com esse objetivo.
Apresentação da linguagem
Aplicações típicas:
PHP é uma linguagem de programação para WEB, ou seja, é uma ferramenta para criação de sites e páginas da web, seu uso é bem variado e feito muitas vezes na elaboração de conteúdos gráficos dinâmicos, como blogs, lojas virtuais, livros de visitas, etc.
O php se diferencia pelo seu dinamismo, pois é feita por um servidor e depois encaminhada para o usuário, em um processo conhecido como Server-Side. O usuário visita uma página em php, e o servidor processa o código para determinar o que deve ser exibido, em seguida o php é traduzido em html para ser exposto no browser.
O php é uma linguagem útil tanto para criação de conteúdos simples, quanto mais complexos, podendo criar aplicações capazes de conectar-se facilmente com grandes bancos de dados.
Padronizações adotadas e ambientes de desenvolvimento:
Desde que foi criada até os dias atuais, a linguagem em PHP já teve várias atualizações (um total de 42), muitas delas já não são mais suportadas pelos servidores que temos.
Atualmente permanecem em uso apenas as versões: 5.3.21; 5.4.11 e 5.5.0. Esta LP é desenvolvida em um servidor próprio para então ser passada para Web.
Vinculações, variáveis e tipos:
Linguagem Case Sensitive:
A linguagem PHP é case sensitive, sendo $NOME diferente de $nome. O ideal é não usar letras maiúsculas, uma vez que a linguagem possui variáveis pré-definidas com letras maiúsculas.
Formação do nome de variáveis:
Toda variável em PHP tem seu nome composto por $ e uma string, que deve se iniciar com um caracter “_”.
Ex.:
Variáveis Pré-definidas:
$GLOBALS
$_SERVER
$_GET
$_POST
$_FILES
$_COOKIE
$_SESSION
$_REQUEST
$_ENV