Senhor
Linguagem de Programação I - PHP
CAPÍTULO 2 PROCESSANDO DADOS DE FORMULÁRIOS
Introdução
Formulários são elementos cruciais em qualquer website hoje em dia, possibilitando entrada de dados para as mais diversas finalidades. Com PHP, receber e processar dados provenientes de um formulário é uma tarefa simples. Com isso em mente, este capítulo cobrirá o básico da criação de formulários HTML e explicará como os dados submetidos estarão disponíveis para um script PHP.
Criando um Formulário Simples
Para criar um formulário em HTML, coloca-se o código que o gera entre as tags e de abertura e fechamento de formulário [elementos_do_form]
A tag de abertura contém a clásula action que indica a página para o qual os dados serão submetidos, que no caso, deve ser o nome de um arquivo com extensão .php. Entre as tags e escrevemos o código que cria os parágrafos, rótulos, campos e botões. Para exemplificar, criaremos um formulário contendo os campos “Usuário”, “Senha” e um botão “Logar”. Observe o código do arquivo Login.html abaixo: Login Usuário: Senha:
A tag é a tag básica para criação de campos. Sua principal cláusula é a name, pois seu conteúdo será usado para recuperar os valores dos campos nos scripts PHP. A cláusula type define o tipo do campo. Para criar campos texto, utiliza-se type=”text”. Campos texto para senha (o que é digitado não aparece na tela), type=”password”. Botões, type=”button”. Botão de rádio, type=”radio”. Botões de submissão, type=”submit”. Checkboxes, type=”checkbox”, e assim por diante. A cláusula maxlength informa a quantidade máxima de caracteres que pode ser digitada dentro do campo. Para mais detalhes vide o final do capítulo. O recurso de submissão do formulário é proporcionado pelo botão “Logar”, que é um input com type=”submit”. A cláusula value define apenas o texto do botão.
1
UNEB Professor: Giuliano
Linguagem de Programação I - PHP
Ao abrir o arquivo LoginForm.html em