Conceitos de mysql
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S Army, US. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google CanaVialis S.A. e outros.
O sucesso do MySQL deve-se em grande medida à fácil integração com o PHP incluído, quase que obrigatoriamente, nos pacotes de hospedagem de sites da Internet oferecidos atualmente. Empresas como Yahoo! Finance, MP3.com, Motorola, NASA, Silicon Graphics e Texas Instruments usam o MySQL em aplicações de missão crítica[4]. A Wikipédia é um exemplo de utilização do MySQL em sites de grande audiência.
O MySQL é um gerenciador de banco de dados que, assim como o PHP, é gratuito e de codigo aberto. Ele utiliza a linguagem de programação SQL (Structured Query Language), que é um padrão e a linguagem mais usada em bancos de dados. Existem vários bancos de dados que suportam e seguem o padrão SQL, porém cada um deles possui extensões proprietérias que possibilitam novas funcionalidades ao padrão. Como exemplo, podemos citar o PostgreSQL, que também tem codigo aberto e é gratuito, além de funcionar igualmente bem com o PHP. Também existe o Microsoft SQL Server, que não é gratuito, não possui codigo aberto e é bastante usado em corporações.
Na internet atual, praticamente todos os servidores de hospedagem suportam MySQL, exatamente pelo fato dele ser gratuito como o PHP e os dois trabalharem muito bem em conjunto.
Esse curso não tem como objetivo ensinar MySQL e nem conceitos avançados de banco de dados. O objetivo é ensinar PHP e como usá-lo junto do MySQL na construção de sites dinamicos. Portanto, caso você não entenda nada que