Filosofos
Tanto empresas grandes quanto pequenas precisam de uma estrutura para operar e atingir seus objetivos. Uma das formas de se resolver esse problema é usar uma estrutura hierárquica. Elas costumam se assemelhar a pirâmides, com os maiores níveis de poder e autoridade no topo. Governos, exércitos e muitas empresas usam esse tipo de estrutura organizacional. Esse método de atribuir posições e níveis relativos de poder possuem vantagens e desvantagens.
Vantagem - Especialização
Empresas maiores têm que gerir uma série de tarefas diversas, desde recursos humanos e contabilidade até marketing e compras. A estrutura hierárquica divide essas áreas de interesse em vários departamentos que se especializam. A especialização permite que as empresas concentrem um conjunto de habilidades e de recursos para atingir a máxima eficiência.
Desvantagem - pouca flexibilidade
As estruturas hierárquicas tendem a se adaptar de forma lenta às necessidades. Órgãos do Governo, por exemplo, costumam ficar em más condições por manter camadas burocráticas que inibem a mudança. Empresas que não conseguem se adaptar às novas demandas do mercado nem avançar à frente de outras em questão de tecnologia acabam sendo marginalizadas. Esse problema atinge tantas empresas que todo um campo de estudos, chamado gestão de mudanças, foi desenvolvido.
Desvantagem - Barreiras de comunicação
O sucesso de uma empresa muitas vezes depende da qualidade da sua comunicação interna. Como empresas de estruturas hierárquicas tendem a canalizar a comunicação verticalmente, a comunicação entre departamentos ou entre agências sofre. A especialização dos departamentos pode levar a barreiras de comunicação quando não há um jargão comum que permita que membros de departamentos diferentes se comuniquem no mesmo nível. Nos piores casos, os departamentos retêm informações uns dos outros de propósito.
Desvantagem - Desunião organizacional
Em teoria, as