ATPS PROGRAMAÇÃO WEB
ATPS Programação Web.
Etapa 1
Aula tema: Conceito e prática de usabilidade.
Objetivo de se investir na interface do usuário é proporcionar uma navegação simples, rápida e de fácil entendimento. Olhando para o navegador (Browser), por exemplo, conseguimos acessar tudo que se precisa de forma fácil.
A grande questão por trás de qualquer usabilidade é achar o equilíbrio na necessidade de elementos, ou seja, muitos elementos deixam a pessoa confusa, poucos elementos dificultam as chances de ela encontrar rápido o que procura.
Nesta parte do desenvolvimento do site, conhecer o público-alvo também é muito importante. Precisamos saber quem vai acessar o que será colocado no site para conseguirmos desenvolver uma plataforma de fácil identificação com o usuário.
Segundo Jakob Nielsen a “usabilidade é um atributo de qualidade que avalia quão fácil uma interface é de usar”
USABILIDADE E ISO 9126 (NBR13596)
A primeira norma ISO (Internacional Standard Organização) a utilizar e definir o termo usabilidade foi a ISO9126 (traduzida para o português na NBR13596). O foco desta norma é a qualidade de software definida por 6 características:
-Funcionalidade
-Confiabilidade
-Usabilidade
-Eficiência
-Manutenibilidade (precisão, segurança e economia na execução de ações de manutenção)
-Portabilidade
Importância da legibilidade
Existem inúmeros fatores que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de um site, dentre eles a organização e legibilidade do conteúdo. É necessário estar sempre atento a Tipografia, espaçamentos, alinhamentos e organização entre os elementos, o design como um todo.
A legibilidade é uma qualidade que determina a facilidade de leitura de alguma coisa. A partir desta definição devemos fazer uma série de análises para que as leituras de nossos textos sejam mais legíveis, consequentemente mais eficazes.
Tipos e Tamanhos de fontes
É natural que quanto menor seja uma fonte, menor