Linguagem Perl
LINGUAGEM PERL
Nome: Jéssica Vieira Soares
Disciplina: Linguagem de Programação
Curso: Engenharia da Computação
1. Introdução
Perl (Practical Extraction and Report Language) foi criada em dezembro de 1984 por Larry Wall com o intuito de executar difíceis implementações em shell, mas que não justificavam a sua codificação em C. Ela foi originalmente desenvolvida para manipulação de textos, mas atualmente é utilizada para uma infinidade de tarefas, como administração de sistemas, programação de redes, desenvolvimento de interfaces gráficas, desenvolvimento na web, dentre outros. Permite a implementação de programas em várias plataformas, sendo que quase todas as distribuição de unix possuem o perl como linguagem padrão.
2. Características
Perl é uma linguagem de alto nível e fácil aprendizagem;
Permite a criação de programas em ambientes Unix, MDOS, Windows,
Macintosh, OS/2, além de outros sistemas operacionais;
Sua sintaxe é muito parecida com os programas em linguagem c, pois ela apresenta variáveis, atribuições, expressões, blocos de código delimitados, estruturas de controle e sub-rotinas.
Suas variáveis são precedidas de $ - marcação que permite identificar perfeitamente as variáveis num programa, onde quer que elas estejam assim como na linguagem shell script, que teve grande influência na sua criação; Permite a programação procedural (as funções são vistas como um outro valor qualquer para uma subrotina, por exemplo) e um modelo de programação orientada a objetos. Perl também possui variáveis com escopo léxico, que tornam mais fácil a escrita de código mais robusto e modularizado; Sua interface de integração com banco de dados suporta muitos bancos de dados, incluindo Oracle, Sybase, PostgreSQL, MySQL, entre outros;
Perl tem módulos para trabalhar com HTML, XML, e outras linguagens de markup.
3. Tipos de Dados
A linguagem perl tem