Linguagem perl
“There's more than one way to do it!”
INTRODUÇÃO
Criada em 1987 pelo programador americano Larry Wall que na época trabalhava na NSA ( National Security Agency ) no projeto de um sistema de controle e administração com capacidade de produzir relatórios para uma rede de computadores em UNIX. Na época, Larry utilizava as ferramentas AWK e SED no desenvolvimento de seus trabalhos e, insatisfeitos com os resultados obtidos, inventou uma nova linguagem de programação – a linguagem PERL.
A linguagem Perl pode ser definida como uma linguagem de interpretação otimizada, muito útil para a leitura de arquivos texto, informações relevantes destes artigos e gerando relatórios a partir destas informações.
Em sua concepção inicial, Larry queria que a linguagem fosse poderosa e flexível o suficiente para manipular diretamente os recursos do computador, como o C, mas suficientemente simples para que os programas pudessem ser prototipados rapidamente, sendo assim, queria encontrar a mistura perfeita das funcionalidades do AWK e do SED. AWK é uma linguagem com poderosos recursos para manipulação de string e expressões regulares que facilitam a geração de relatórios. Sed e uma ferramenta de edição e filtragem de stream que complementa a linguagem AWK.
Larry Wall também se inspirou em seus conhecimentos de lingüística para torná-la uma linguagem natural, tal como umas linguagens humanas, que utiliza redundância e contexto para possibilitar a expressão de idéias de maneiras diferentes. O principio norteador era simplesmente tornar "fáceis às coisas fáceis e possíveis as coisas difíceis".
Perl foi concebida em sua versão 1.0 a mais de 23 anos atrás e está mais do que consolidada no mercado, deste modo, hoje é praticamente impossível ver um sistema operacional unix-like sem o seu interpretador, e mais, sem ter dezenas de scripts para as mais variadas funções, escritos em Perl.
Como o passar dos anos, e dada suas características, a linguagem PERL é tida como